quinta-feira, 10 de abril de 2008

Justiça existe? Talvez no Futuro...

Meus caros leitores, o tema do blog de hoje é a justiça. Sim porque de justiça só existe a palavra. Um bom exemplo é a demora que os nossos tribunais têm em julgar uma pessoa culpada. Mesmo tendo as provas todas contra a pessoa, demoram mais de 2 anos a decidir se é culpado ou não.

Um outro bom exemplo é o que aconteceu a mim. Meu pai faleceu e a única vez que ouvi os meus irmãos (um rapaz e duas raparigas do primeiro casamento do meu pai) foi quando telefonaram no dia em que ele faleceu a dizer que queriam a casa. Meus caros leitores isso é algo que um filho faz?? Como meus pais casaram-se com separação total de bens, os meus supostos irmãos nada ganharam. Como não ganharam nada, nem vieram ver o enterro do próprio pai. O próprio pai.

Ai começou a "guerra" dos tribunais, pois meu pai era dono de duas armas (era caçador) e de um carro. Eles foram chamados pelo tribunal e não apareceram. Nem tentaram estabelecer contacto com a minha família ou com o tribunal. Devido há falta de comunicação deles, o tribunal decidiu que as armas e o carro seriam para os herdeiros que compareceram, nomeadamente, eu e a minha irmã. Mas agora vem a parte comica. Tomaram essa decisão 7 anos depois de ele falecer.

Tanto tempo para tomar esta decisão. Uma decisão que não era necessário levar tanto tempo a ser feita, visto que os outros nada disseram e ainda nada dizem.

Com essa historia (e desabafo), deixo o meu pensamento sobre a justiça. Seja em Portugal, nos Açores, no Brasil, onde o caro leitor quiser, a justiça, muitas vezes, beneficia quem dinheiro tem ou que seja famoso. E, quando não está envolvido dinheiro, demoram anos e anos para tomar uma simples decisão.

E que podemos fazer?
Caro leitor, só podemos assistir. Pois, um dia, isto irá mudar e a justiça será, como no passado, uma palavra "forte". Mas até la, teremos de viver com a corrupção e "ignorância" que nela existe.


"Pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre".

Martin Luther King

1 comentário:

My little Moon disse...

Pois é... as justiça cá é assim.