terça-feira, 17 de junho de 2008

A Pergunta do Exame Nacional de Português

Eu hoje (17 de Junho) fui fazer o Exame Nacional de Português, como tantos alunos. Ao ler o teste, vi que lá continha uma pergunta que faria pensar muitos alunos e, na minha opinião, foi uma excelente questão que colocaram. A pergunta era uma reflexão sobre a Temática da Dignidade Humana e do Respeito pelos Direitos Humanos. E a minha resposta foi a seguinte:

«A temática sobre a dignidade humana e sobre o respeito pelos direitos humanos é um tema interessante, mas, também, chocante, pois nem tudo é o que parece.
Eu, por exemplo, não sou escravo de ninguém e os meus direitos são respeitados, mas isto não acontece em muitas partes do mundo.

A escravatura, que, supostamente, deveria estar extinta, ainda existe, mas adquiriu uma nova denominação: exploração. Um exemplo "excelente" é o de África, em que podemos observar as minas de ouro, prata, diamantes, etc, a serem "trabalhadas" por crianças. Os donos dessas minas sabem que elas, e as suas famílias, passam fome e usam esse facto para seu benefício, pois sabem que elas irão aceitar qualquer trabalho que dê dinheiro de modo a poderem ajudar a alimentar a família. As crianças passam inúmeros perigos, seja fisicamente como psicologicamente, para no fim ganharem um suposto ordenado que é uma miséria. Por outras palavras, são usadas como mão de obra barata.
Outro bom exempl
o são as mulheres da Arábia que, ainda nos nossos dias, não possuem quais quer direitos. Isto é, não podem votar, não têm voz nas discussões, etc. São apenas "propriedades" dos maridos, pois esses é que têm total direito e poder sobre elas.

Estas, e muitas outras, situações não existem só nos países do Terceiro Mundo, mas, também, nos Países Desenvolvidos. Neles podemos observar o abuso constante dos estrangeiros como mão de obra barata, abusos dos direitos das pessoas, etc. Isto não deveria acontecer nos dias de hoje, pois foram criadas leis para nos defender desses abusos. Mas, infelizmente, estas ou não são aplicadas ou são, simplesmente, desconhecidas. Mas para ajudar essas pessoas, foram criadas inúmeras associações mundiais que irão levar as leis para todas as partes do mundo e que irão, também, ajudar a defender essas pessoas dos abusos»

Sei que a resposta deveria ser melhor, mas , infelizmente, a minha cabeça não dava para muito. Mas, pelo menos, deixei a minha opinião sincera sobre aquele assusto e espero que alguém, ao ler a minha resposta, se sinta tocado e que tente ajudar essas pessoas contribuindo e, talvez no futuro, tudo seja muito diferente do que é agora.

4 comentários:

My little Moon disse...

LOOOL também foste fazer darky? xD

isso deu-te quantas palavras?

O teu está melhor que o meu... o meu está uma porcaria...

Anónimo disse...

E não é só sobre isso que trata o tema. Os direitos humanos são violados de formas ainda mais cruéis embora passem totalmente despercebidos. Actos que não são de seres que se designam humanos, mas de autênticos animais. Falo da violência doméstica, da fome (não apenas nos países subdesenvolvidos mas também no nosso dia-a-dia), dos inocentes capturados nas guerras que sofrem só porque aqueles que se designam donos do mundo acham que têm razão. É infindável este tema. Poderia ficar horas a discutir este tema e a expressar a minha opinião, mas infelizmente não o posso pois o trabalho chama-me. Até um próximo post.

Unknown disse...

Bem... adorei essa questao, por acaso. Tive pano pra mangas hihi quando acabei só me restavam 2 palavras, mas felizmente, correu tudo bem e acabei com um 16 no exame :P

Xx mY thOughts xX disse...

É o mundo na decadencia =(